FÓRUM VOLUNTARIADO

INSTITUIÇÕES

CISV Portugal

MISSÃO, VISÃO, VALORES

O CISV é uma organização internacional independente, que tem como objetivo educar e inspirar para a paz, promovendo amizades, cooperação e entendimento entre pessoas de diferentes culturas, enquanto educa os seus participantes de modo a que estes se tornem agentes ativos para um mundo mais justo e pacífico. De forma a concretizar o seu objetivo, o CISV realiza campos de férias internacionais, que acontecem (maioritariamente) no verão. Para tal, é necessário contar com o apoio de voluntários ao longo do ano para participar enquanto Leader (monitor voluntário) nos campos.

ONDE SE LOCALIZAM? (SEDE, INSTALAÇÕES)

Rua Anchieta, 29 4º andar (1200-023 Lisboa) Face ao panorama atual, estamos a trabalhar maioritariamente a partir de casa e as nossas atividades são (todas) online.

DIAS E HORÁRIOS PARA OS QUAIS NECESSITAM DE VOLUNTÁRIOS

Durante o ano - Esporádica: Presença nas atividades nacionais (link para o calendário nacional) Durante o campo - Diária: o Leader tem de estar presente no dia a dia do início ao final do campo (lista de campos internacionais para 2021) Requisitos: 21 anos ou mais, registo criminal

QUE TIPOS DE ATIVIDADES EXECUTAM OS VOSSOS VOLUNTÁRIOS

Presença em atividades nacionais (sessões de esclarecimento, mini aldeias, sessões de formação, entre outros); Leader | Pessoa com a responsabilidade legal da sua delegação ao longo do campo e que, juntamente com o staff, são responsáveis pelo decorrer do programa. O papel do Leader será planear atividades divertidas adequadas à faixa etária das crianças com base nos conteúdos educacionais do CISV, bem como intervir nas discussões de modo construtivo e incentivar a participação de todos. Programas em que é necessário Leaders: Village | Interchange | Step Up

FORMAS DE CONTACTO DIRETAS/SITES DA INSTITUIÇÃO

pt.cisv.org/voluntariado secretaria@cisv.pt

+351 912025006 - Raquel Agostinho

Refood Parque das Nações

MISSÃO, VISÃO, VALORES

A RE-food começou por ser um movimento, criado por Hunter Halder, para combater o desperdício alimentar e acabar com a fome. Acreditamos que, com nosso trabalho, os nossos parceiros poderão ganhar uma maior consciencialização do seu desperdício alimentar. Hoje contamos com 60 núcleos por todo o país, todos com o fim de reaproveitar os alimentos, em perfeito bom estado, que sobram em vários estabelecimentos comerciais e distribuí-los por famílias de beneficiários.

ONDE SE LOCALIZAM? (SEDE, INSTALAÇÕES)

Rua Manuel Mendes, Lote 20, Cave D Bº Quinta das Laranjeiras 1800-251 Lisboa

DIAS E HORÁRIOS PARA OS QUAIS NECESSITAM DE VOLUNTÁRIOS

De 2a a 6a (no núcleo para turnos) entre as 16h30 e as 22h30. São 3 turnos normalmente de 2h, mas não existe qualquer problema em fazer "meios-turnos", isto é, ir a metade de um e a metade do outro. Existe também a possibilidade de fazer rotas, como referido acima. Para isto é necessário carro, costumam ser de 2h e existem várias rotas a vários horários de 2a a 6a. É uma questão de nos contactarem e dizerem a disponibilidade para vermos quais estão sem voluntários fixos no momento.

QUE TIPOS DE ATIVIDADES EXECUTAM OS VOSSOS VOLUNTÁRIOS

O nosso trabalho divide-se em duas grandes partes: recolha de alimentos (Rotas) e entrega aos beneficiários (turnos)

FORMAS DE CONTACTO DIRETAS/SITES DA INSTITUIÇÃO

Crescer

MISSÃO, VISÃO, VALORES

A CRESCER - Associação de Intervenção Comunitária foi fundada em 2001 por um conjunto de profissionais especializados na área da intervenção comunitária. Desde então, utiliza uma intervenção de proximidade, que tem por base a filosofia de Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD), com grupos excluídos e vulneráveis da cidade de Lisboa, nomeadamente consumidores de substâncias psicoativas, pessoas em situação de sem abrigo e pessoas que procuram asilo, refugiados e migrantes. A CRESCER vai ao encontro da pessoa em situação de vulnerabilidade, promovendo a saúde, a redução de riscos e a inclusão na comunidade. Atualmente, a associação é responsável por 15 projetos. Vários dos projetos da CRESCER envolvem parcerias e fundos internacionais, e estamos atualmente a apostar na área de Social Business.

ONDE SE LOCALIZAM? (SEDE, INSTALAÇÕES)

Bairro Qta Cabrinha 3 – E/F 1300-906 Lisboa

DIAS E HORÁRIOS PARA OS QUAIS NECESSITAM DE VOLUNTÁRIOS

Os horários dos voluntários são definidos de acordo com a sua função específica.

FORMAS DE CONTACTO DIRETAS/SITES DA INSTITUIÇÃO

ASPEA

MISSÃO, VISÃO, VALORES

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental, é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) sem fins lucrativos fundada em Junho de 1990, que tem como objectivo principal o desenvolvimento da educação ambiental a nível formal e não formal. Para levar a cabo este objectivo, várias estratégias e acções são desenvolvidas pelos membros da sua direcção e pelos seus sócios. Com vista à prossecução do seu objecto, compete à ASPEA: a. Contribuir para a produção e divulgação de conhecimento no domínio da educação ambiental; b. Criar programas específicos de apoio a actividades de ocupação de tempos livres; c. Propor e levar a cabo programas para a formação de professores e animadores no domínio da educação ambiental; d. Fomentar a investigação e a troca de ideias, experiências e projectos nesta área; e. Dinamizar acções interculturais que valorizem a cooperação internacional na defesa do ambiente; f. Estabelecer contactos preferenciais com universidades, empresas e outros organismos, públicos ou privados, e com associações congéneres, nacionais e internacionais. g. Promover e apoiar actividades que contribuam para a salvaguarda do património natural e construído; h. Fornecer metodologias que facilitem a implementação e desenvolvimento de actividades de animação do espaço escola/comunidade; i. Colaborar com entidades oficiais ou de interesse público; j. Promover actividades tais como cursos, estágios, seminários, colóquios, congressos, conferências, encontros e exposições; k. Promover a instituição de prémios e bolsas de estudo; l. Organizar e desenvolver serviços de documentação e informação; m. Promover e patrocinar a edição de publicações, conforme aos objectivos da ASPEA, que contribuam para um melhor esclarecimento público sobre as implicações e a relevância da educação ambiental; n. Prestar aos seus associados o apoio necessário para a defesa dos seus interesses, quando estes se enquadrem no objecto da ASPEA.

ONDE SE LOCALIZAM? (SEDE, INSTALAÇÕES)

A sede da ASPEA Encontra-se em Lisboa, mas têm núcleos em Bragança, Aveiro, Açores e Viseu.

DIAS E HORÁRIOS PARA OS QUAIS NECESSITAM DE VOLUNTÁRIOS

Programa de voluntariado ambiental mensal, no último domingo de cada mês.

FORMAS DE CONTACTO DIRETAS/SITES DA INSTITUIÇÃO

aspea@aspea.org

217724827