NESISCTE agarra programa de mentoria

Atualizado: 29 de Nov de 2018

O Programa fundado pela direção do curso no ano letivo de 2016/17 fica a partir deste ano letivo ao encargo do NESISCTE.

História do Programa


O Programa de mentoria foi criado pela Professora Rosário Mauritti enquanto Diretora da Licenciatura em Sociologia no ano letivo de 2016/17.

O programa tem como objetivo principal proporcionar uma melhor integração dos estudantes do 1º ano da Licenciatura em Sociologia, sendo que se baseia no acompanhamento destes por um estudante de ano superiores (2º ou 3º ano), no sentido de o auxiliar no decorrer do ano letivo.


Sucesso e Preocupações


Apesar do programa de mentoria ter alcançado resultados bastante positivos no decorrer de estes dois anos, levantaram-se algumas questões, tais como a cedência de apontamentos ou auxílio na elaboração de trabalhos académicos por parte dos mentores, o que poderia levar a uma falta de autonomia e proatividade por parte dos mentorados.

As preocupações que se expuseram neste sentido deveram-se à possibilidade de existirem informações incorretas nos apontamentos e trabalhos académicos que, dado isso, pudessem comprometer os mentorados, dado que os estudantes de 2º e 3º anos não possuem qualificações necessárias para instruir os estudantes de 1º ano, independentemente da classificação final dos mesmos e das componentes de avaliação. Assim, este processo ia contra os objetivos do programa de mentoria.


Passagem do Programa para o Núcleo


Tendo em conta estas preocupações, o programa de mentoria parecia estar em risco de ser cancelado. No entanto, de modo a garantir a sobrevivência desta iniciativa, o programa foi oficialmente atribuído ao encargo do NESISCTE. Atendendo às questões levantadas por alguns docentes face aos constrangimentos acima indicados, foi redigido por parte da Direção de curso em colaboração com o NESISCTE o "perfil do mentor" que enumera os deveres e funções deste, bem como o que é esperado ser feito ou o que não deve ser constituído com função de um mentor.

As inscrições começam hoje para os estudantes de Sociologia que já tenham completado pelo menos um ano letivo no ISCTE-IUL que estejam interessados mentorar um ou mais estudantes de 1º ano e encontram-se abertas por um período de tempo indeterminado.

O formulário de inscrição, o perfil do mentor, bem como outras informações referentes ao programa podem ser encontrados no seguinte link: nesiscte.com/mentoria.

Os estudantes presentes na semana do IULCome que foram recebidos pelo NESISCTE foram notificados da existência do programa e o seu propósito. No entanto, de forma a terminar com o caráter obrigatório do programa para os estudantes de primeiro ano, foi dada a opção de recusarem a atribuição de um mentor, caso estes verificassem que existe necessidade de lhes ser atribuído um mentor.

0 visualização
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram